Northrop Grumman B-2 Spirit


Projeto altamente secreto, baseado em estudos anteriores de "asas voadoras", conceito já usado por cientistas alemães durante a Segunda Guerra Mundial, que a empresa americana Northrop, juntamente com a Boeing e a General Eletric, desenvolveu utilizando uma sofisticada técnica de desenho por computador criando a inovadora "asa unida em W" do B-2. Impulsionado por quatro turbofans GE F-118-110 montados aos pares no interior das asas e adjacentes ao compartimento da tripulação e aos dois compartimentos de bombas, tem suas tomadas de ar e escapes situados na parte superior das asas, para diminuir a possibilidade de detecção por infravermelho de baixo para cima. Embora o cockpit parece pequeno para um bombardeiro estratégico, os dois pilotos sentam-se lado a lado em assentos ejetáveis de concepção avançada e contam com aviônicos de última geração para navegação e controle do sistema de armas. Construído com materiais compostos, resinas epóxicas e carbono, possui qualidades stealth (furtiva), com uma seção equivalente de radar (Radar Cross Section - RCS) semelhante a de um pássaro grande, menos do que 1/1000 em relação ao bombardeiro B-52. Cada compartimento interno de bombas possui um lançador rotativo CRLS (Common Rotary Strategic Launcher) com capacidade para transportar até 16 mísseis stand off estratégicos AGM-69 SRAM II ou AGM-129A. O sensor principal de ataque é o radar Hughes LPI montado no nariz da aeronave. Participou da campanha da Otan nos Balcãs e dos recentes ataques ao Afeganistão, sempre operando a partir da Base Aérea de Whiteman, no Missouri, EUA, para que seus segredos continuem muito bem guardados. A um custo unitário de US$ 1 bilhão é o aparelho mais caro já fabricado.



click na foto para aumentar

0 comentários:

click na foto para aumentar

ou

click em read full post para ver o post inteiro.

Followers


entre em contado pelo msn.